As academias de ginástica ao ar livre viraram moda em diversas cidades do país nos últimos anos, inclusive em Santa Maria, mas a Secretaria de Esportes e Lazer não pretende investir em novas. Segundo o secretário Gilvan Ribeiro, os planos são abrir mais uma academia tradicional, em ambiente fechado, no Ginásio do Oreco, na Cohab Tancredo Neves, no segundo semestre, pois há o entendimento de que é a forma mais adequada de fazer exercícios físicos. Já foi concluída a licitação para a compra dos equipamentos, que serão instalados nos próximos meses.
Diário Explica: por que Santa Maria é chamada de “da Boca do Monte”
De acordo com Ribeiro, a prefeitura já mantém academias de ginástica de graça e em ambiente fechado no Centro Desportivo Municipal (manhã, tarde e noite) e no Clube 21 de Abril (manhã e tarde). Ele comenta que, no CDM, por ter até climatização, além da orientação de profissionais da área, acaba sendo um local mais adequado e seguro para a prática de exercícios físicos. Por isso, não tem planos de instalar mais academias ao ar livre.
– A gente reflete sobre a efetividade desse tipo de equipamentos. Entendemos que não é tão efetivo, pois o cidadão está exposto ao clima, que é extremamente rigoroso no inverno e também no verão. Então, o clima já não é propício, e dificulta o uso com qualidade.
A falta de orientação de um profissional de Educação Física diminui a efetividade de quem está ali praticando. Então, não queremos apostar mais nesse tipo de equipamento. Claro que aquelas que existem, serão cuidadas e será dada manutenção pela prefeitura, mas vamos apostar em espaços como temos hoje na academia do CDM, fechada, com qualidade, em que o cidadão pode fazer sua atividade física até mesmo à noite, no inverno ou no verão. Nas academias ao ar livre, não há profissional para orientar o exercício. Muitas crianças acabam brincando nesses aparelhos, o que pode causar acidentes – diz Ribeiro.
Ele afirmou que, devido a esses problemas, já tem sido feito um trabalho junto aos vereadores para que não busquem verbas de emendas parlamentares para esse tipo de academia ao ar livre, mas para outros projetos na área. Os interessados em praticar exercícios de graça nas academias do CDM e do Clube 21 de Abril podem ir até os locais, pois há vagas, ou buscar informações no site.
Deni Zolin, [email protected]